Tema: "Eu sou o bom pastor"
1ª Leitura: Act 4, 8-12
1ª Leitura: Act 4, 8-12
2ª Leitura: I Jo 3, 1-2
Evangelho: Jo 10, 11-18
Mensagem:
A alegoria do pastor e do rebanho tem como pano de fundo o momento que Jesus está a viver, juntamente com os seus discípulos: a Última Ceia na véspera da sua morte: «Sabendo Jesus que tinha chegado a sua hora de partir deste mundo… tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até ao fim».
Os chefes do povo (rei, dirigentes, sacerdotes, etc.) de Israel foram, ao longo da história, «maus pastores» porque não ensinaram o povo e, em vez de o conduzirem para Deus e para a vida, guiaram-no para outros deuses e para caminhos de morte e de desgraça; por isso, o próprio Deus irá conduzir o seu povo e pôr à sua frente um «Bom Pastor». Para a comunidade cristã este anúncio profético concretiza-se na pessoa de Jesus, o Bom Pastor.
O verdadeiro pastor, diz Jesus, é aquele que se interessa unicamente em fazer com que as ovelhas tenham vida, estando disposto a própria vida por essas ovelhas que ama.
Nenhum pastor ou empregado é obrigado a dar a vida pelas ovelhas, mesmo que sejam suas. Jesus oferece voluntariamente a sua vida pelos seus, numa atitude de cumprimento assumido e amoroso da vontade do Pai que, por isso mesmo, o ama. É o Bom Pastor que dá a sua vida pelas ovelhas.
Sem comentários:
Enviar um comentário