segunda-feira, 2 de abril de 2012

Domingo de Ramos - 01 de Abril


Tema: "Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus!"

1ª Leitura: Is 50, 4-7

2ª Leitura: Filip 2, 6-11

Evangelho: Mc 14,1–15,47


Mensagem:
Uma leitura do texto da Paixão segundo S. Marcos faz-nos salientar alguns aspectos importantes: Jesus continua a ser manso e humilde, consciente da sua missão, aceitando a vontade do Pai a quem se dirige de forma carinhosa: «Abba!». É a resposta expressa à declaração que o Pai fez após a sua humilhação do baptismo por João: «Tu és o meu Filho muito amado!». Por outro lado, toda a sua humanidade aparece expressa no medo que tem da morte e na sua angústia perante o que está para acontecer, incluindo o facto de ser abandonado por todos. Jesus é um homem só!

A mesma mansidão e humildade expressa-se no silêncio perante as autoridades. Silêncio que vem desde o princípio do evangelho sobretudo em relação à sua messianidade. No entanto, é ele mesmo quem oferece ao sinédrio o motivo da acusação. Quando o sumo-sacerdote Lhe perguntou directamente se Ele era «o Messias, o Filho de Deus bendito» (Mc 14,61b), Jesus respondeu claramente: «Eu sou. E vereis o Filho do Homem sentado à direita do Todo-poderoso e vir sobre as nuvens do céu» (Mc 14,62).

A entrada de Cristo em Jerusalém
A expressão «eu sou» é a tradução do nome de Deus YHWH («eu sou aquele que sou» - Ex 3,14)… É a afirmação clara da dignidade divina de Jesus. A referência ao «sentar-se à direita do Todo-poderoso» e ao «vir sobre as nuvens» esclarece a dignidade divina de Jesus, que um dia aparecerá no lugar de Deus, como juiz soberano da humanidade inteira. Daí a indignação do sumo sacerdote, rasgando as vestes e condenando Jesus como blasfemo.

Todo o relato culmina com a declaração do centurião que soa a profissão de fé: «Verdadeiramente, este homem era Filho de Deus!» Finalmente, após o início do Evangelho de Jesus Cristo Filho de Deus, surge na boca dum homem uma afirmação verdadeira acerca da pessoa de Jesus. Ele só pode ser entendido em toda a sua profundidade à luz da Cruz. 

Fonte: Boa Nova - Diocese de Aveiro  (adaptação)   

Sem comentários:

Enviar um comentário