domingo, 22 de abril de 2012

III Domingo de Páscoa - 22 de Abril

Tema: "Vós sois testemunhas disto"

1ª Leitura: Act 3, 13-15.17-19 

2ª Leitura: I Jo 2, 1-5a

Evangelho: Lc 24, 35-48
  
"Ceia de Emaús" (1606) de Carvaggio
Pintura exposta na Pinacoteca de Brera (Milão, Itália)


Mensagem: 
Os discípulos que iam a caminho de Emaús tinham reconhecido Jesus que se deu a conhecer ao partir o pão, isto é, na Eucaristia. É esta experiência que agora querem partilhar com os outros discípulos.

O evangelista Lucas descreve-nos o encontro de Jesus com o grupo, apontando para alguns aspectos fundamentais.

Jesus apresenta-se e, tal como no evangelho de S. João, comunica a Paz. E também aqui surge o espanto e a dúvida, mas Jesus dá-se a conhecer. É interessante notar que os sinais do reconhecimento não é o rosto mas as mãos e os pés. A ressurreição não apagou os sinais da morte, ou seja, da entrega total e amorosa que o Filho de Deus fez de Si mesmo por todos os homens.

Os cristãos para quem Lucas escreve são de cultura grega que considerava o espírito como o elemento fundamental da pessoa e o corpo como um acessório a dispensar. Por isso, o evangelista insiste na corporeidade de Jesus: carne e ossos. Jesus é Aquele que continua a estar presente na vida da comunidade, não um ser distante e ausente junto do Pai.

A segunda parte do texto apresenta o modo do reconhecimento que os cristãos de todos os tempos podem experimentar. É necessário abrir o entendimento e o coração à Palavra de Jesus e às Escrituras que nos mostram hoje o Cristo Vivo que continua a amar os seus, a «mostrar as suas mãos e os seus pés».

Quem se encontra com o Cristo morto e ressuscitado é convidado a uma conversão, a uma mudança de vida para receberem o perdão. E este o grande anúncio que é necessário ser feito a todos e em toda a parte.



 Fonte: Boa Nova - Diocese de Aveiro (adaptação)

Sem comentários:

Enviar um comentário