1ª Leitura: Num 6, 22-27
2ª Leitura: Gal 4, 4-7
Evangelho: Lc 2, 16-21
Mensagem:
O nascimento de Jesus foi de tal maneira pobre que só podia ser
anunciado e entendido por aqueles que estavam excluídos da sociedade,
como eram os pastores. Começa aqui uma história de aceitação e rejeição
que se vai prolongar por toda a vida de Jesus. Os pobres e rejeitados
são os únicos que compreendem a felicidade profunda como dom divino. É
por isso que os pastores foram escolhidos como testemunhas e arautos dum
nascimento que nada tinha de especial segundo o pensamento da época.
Vejamos o seu comportamento.
Maria conservava estas coisas, meditando-as no seu coração, isto é, está recolhida e concentrada em si mesma para penetrar mais a fundo no significado dos acontecimentos em que se encontrou envolvida e das palavras dos pastores sobre o menino. Maria torna-se, assim, símbolo e modelo da comunidade cristã que, em atitude sapiencial e contemplativa procura assimilar interiormente o mistério do Verbo incarnado. Podemos observar que a experiência cristã, neste texto, é expressa por poucos verbos que estão relacionados entre si: escutar, obedecer, encontrar, ver, testemunhal, louvar.
O texto encerra com o rito da circuncisão, como qualquer judeu, e a imposição do nome. Mas não é o pai quem escolhe e dá o nome, como fez Zacarias em relação a João. O nome foi escolhido por Deus, o Pai Altíssimo, na linha dos grandes protagonistas da História da Salvação a quem Deus confere o nome a indicar a função e o destino. Jesus, Yeshua, significa «Yahweh salva». Jesus, Filho de Deus, é o Salvador, mais: Ele é a Salvação, como logo a seguir Simeão irá reconhecer.
Maria conservava estas coisas, meditando-as no seu coração, isto é, está recolhida e concentrada em si mesma para penetrar mais a fundo no significado dos acontecimentos em que se encontrou envolvida e das palavras dos pastores sobre o menino. Maria torna-se, assim, símbolo e modelo da comunidade cristã que, em atitude sapiencial e contemplativa procura assimilar interiormente o mistério do Verbo incarnado. Podemos observar que a experiência cristã, neste texto, é expressa por poucos verbos que estão relacionados entre si: escutar, obedecer, encontrar, ver, testemunhal, louvar.
O texto encerra com o rito da circuncisão, como qualquer judeu, e a imposição do nome. Mas não é o pai quem escolhe e dá o nome, como fez Zacarias em relação a João. O nome foi escolhido por Deus, o Pai Altíssimo, na linha dos grandes protagonistas da História da Salvação a quem Deus confere o nome a indicar a função e o destino. Jesus, Yeshua, significa «Yahweh salva». Jesus, Filho de Deus, é o Salvador, mais: Ele é a Salvação, como logo a seguir Simeão irá reconhecer.
"Adoração dos Pastores" de Domenico Feti Pintura exposta no Museu Hermitage, São Petersburgo (Rússia) |
Fonte: Boa Nova - Diocese de Aveiro (adaptação)
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