domingo, 1 de janeiro de 2012

Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus - 1 de Janeiro

Tema: "Glorificando e louvando a Deus por tudo o que tinham visto e ouvido"

1ª Leitura: Num 6, 22-27

2ª Leitura: Gal 4, 4-7

Evangelho: Lc 2, 16-21



Mensagem:
O nascimento de Jesus foi de tal maneira pobre que só podia ser anunciado e entendido por aqueles que estavam excluídos da sociedade, como eram os pastores. Começa aqui uma história de aceitação e rejeição que se vai prolongar por toda a vida de Jesus. Os pobres e rejeitados são os únicos que compreendem a felicidade profunda como dom divino. É por isso que os pastores foram escolhidos como testemunhas e arautos dum nascimento que nada tinha de especial segundo o pensamento da época. Vejamos o seu comportamento.

Maria conservava estas coisas, meditando-as no seu coração, isto é, está recolhida e concentrada em si mesma para penetrar mais a fundo no significado dos acontecimentos em que se encontrou envolvida e das palavras dos pastores sobre o menino. Maria torna-se, assim, símbolo e modelo da comunidade cristã que, em atitude sapiencial e contemplativa procura assimilar interiormente o mistério do Verbo incarnado. Podemos observar que a experiência cristã, neste texto, é expressa por poucos verbos que estão relacionados entre si: escutar, obedecer, encontrar, ver, testemunhal, louvar.

O texto encerra com o rito da circuncisão, como qualquer judeu, e a imposição do nome. Mas não é o pai quem escolhe e dá o nome, como fez Zacarias em relação a João. O nome foi escolhido por Deus, o Pai Altíssimo, na linha dos grandes protagonistas da História da Salvação a quem Deus confere o nome a indicar a função e o destino. Jesus, Yeshua, significa «Yahweh salva». Jesus, Filho de Deus, é o Salvador, mais: Ele é a Salvação, como logo a seguir Simeão irá reconhecer.

"Adoração dos Pastores" de Domenico Feti
Pintura exposta no Museu Hermitage, São Petersburgo (Rússia)


Fonte: Boa Nova - Diocese de Aveiro  (adaptação) 

Sem comentários:

Enviar um comentário