domingo, 29 de janeiro de 2012

IV Domingo do Tempo Comum - 29 de Janeiro

Tema: "Se hoje ouvirdes a voz do Senhor, não fecheis os vossos corações"

1ª Leitura: Deut 18,15-20

2ª Leitura: 1 Cor 7,32-35

Evangelho: Mc 1,21-28

Mensagem: Jesus, com os quatro discípulos que tinha chamado, entrou em Cafarnaum. Conforme o seu hábito de judeu piedoso, vai à sinagoga em dia de sábado para a oração comunitária e a escuta da Palavra de Deus. Qualquer um pode ser escolhido para ler e comentar as leituras, muitas vezes dando preferência a quem está pela primeira vez. Jesus é convidado...

Jesus não se limita a referir os comentários, tantas vezes repetidos, que os escribas iam fazendo. Ele ensinava, fazendo um comentário diferente e dando nova perspetiva aos textos da Escritura, o que causou a admiração dos presentes. «Ele ensinava com autoridade e não como os escribas».

A presença dum homem com um espírito impuro é paradigmática. Jesus vem libertar o homem do pecado. Mas também o mal físico e a doença pertencem à esfera do pecado, das coisas não queridas por Deus. Deus e espírito impuro são antagónicos. Onde entra Deus, o mal reconhece-O e reage necessariamente pois quer continuar a sua ação em paz. Até Jesus falar não tinha havido qualquer reação da parte do espírito impuro. Agora sente-se incomodado: «Que (há) entre tu e nós, Jesus Nazareno? Vieste para arruinar-nos?».

Jesus não perde tempo com grandes gestos ou palavras, como os exorcistas do seu tempo. Simplesmente ordena: «Cala-te e sai dele», e é obedecido. Este sinal de luta com o mal vem confirmar o ensino de Jesus, é o selo que Ele coloca na sua Palavra para a confirmar. Ensina com uma autoridade a que até o mal está submetido.

O Reino de Deus, anunciado por Jesus como próximo, já está em ação. 
 
  

Fonte: Boa Nova - Diocese de Aveiro  (adaptação) 

Sem comentários:

Enviar um comentário