terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Advento: convite e oferta de Deus

Quase e ao longo de todo este período de catequese, vimos seguindo temas do nosso livro. Passamos ao longo de cada lição, vamos na número três, e temos uma longa base de dados, que nos obriga a meditar sobre cada tema e figuras, que nelas aparecem.

Falamos e aprofundamos, além dos textos bíblicos, também as imagens “Figuras”, que nos ajudam a dialogar, a viver e a crescer em Jesus Cristo, em Igreja, a celebrar a fé, e a comprometer-se no amor (Mt 4, 1-11). Atuamos e comprometemo-nos a viver, celebrar, amar e a acreditar (Lc 4, 18–19).

Projeto: na história da salvação e projeto de vida caminhando pouco a pouco, sempre de acordo com a palavra de Deus (Êxodo 2, 15–22; 3, 9–11; 4, 18) celebramos e atuamos no Advento e Natal, o amor acima de tudo, só assim se percebe o mandamento de Jesus “amai os vossos inimigos ” (Mt 5, 44 ; Lc 6, 27–35 ). Falamos e aprofundamos as obras de misericórdia – Obras de amor … Amai–vos uns aos outros como eu vos amei.

Por fim, nestas quatro semanas e seguintes, aprofundamos sobre o Advento, tempo de conversão e alegria, esperando assim a vinda do menino Jesus. Iniciamos então o Advento, com o termine do ano litúrgico, a festa de Jesus Cristo, Rei do Universo. Jesus porém, alerta – nos de que o seu poder sobre o mundo vai muito além da nossa visão frequentemente tão superficial e mesquinha.

Iniciamos então um novo ano Litúrgico com o Advento; eis o tempo de preparação para a celebração do Natal: A grande festa de solidariedade e da comunhão, como o caminho da alegria e da paz, o povo que vivia nas trevas deu uma grande luz ; Deus visitou o seu povo (Is 56: 1-2).

Esta é a verdadeira Boa Nova que nós Cristãos recebemos de Deus e temos a obrigação de partilhar com todos, sempre e em todos os lugares. "Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura" (Mc 16, 15). O Advento é antes demais um convite de Deus, uma oportunidade única de conversão. O Senhor Deus deseja entrar nas nossas vidas e dar–nos novas razões para viver: “Eu estou à tua porta e bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, eu entrarei e cearei com eles” (Ap. 3, 20).

O convite e a oferta não poderiam ser mais claros. Contudo o grande desafio está na resposta que devo, e só pode ser dada por cada um de nós. Mas quais são os caminhos do Senhor? Onde e como nos podemos preparar? Jesus falou–nos da beleza e do encontro com o Pai. Foi isto mesmo que logo no início da sua vida aqui na terra repetiu aos pais: (“Não sabeis que devo ocupar-me com as coisas do meu Pai?”).

Sim, Jesus fez da sua vida uma verdadeira experiência de encontro com Deus. Nesse encontro, Jesus sentiu plenitude da comunhão e o dinamismo para toda a missão: “Assim como o Pai me tem amor, eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor” (Jo 15, 9). Se vivermos tudo isto, estamos prontos a recebe-lo no Natal “vinde Senhor Jesus”.

Votos de um Santo e Feliz Natal e um próspero Ano de 2012, com a melhor bênção do menino Deus, votos sinceros do grupo de catequese de Soutelo, do nono ano. Este trabalho, foi até agora, ao longo de todos os nossos encontros semanais preparado por todos, discutido e elaborado pelo responsável do grupo.

O catequista, Jorge Rodrigues
9º Ano de Catequese de Soutelo

Sem comentários:

Enviar um comentário