domingo, 10 de junho de 2012

X Domingo do Tempo Comum - 10 de Junho

Tema: «Aquele que faz a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe»

1ª Leitura: Gen 3, 9-15

2ª Leitura: 2 Cor 4, 13-5.1

Evangelho: Mc 3, 20-35

Mensagem:
Quando Jesus começou o seu ministério, as multidões reagiram de maneira muito positiva, mas bem cedo começa a experimentar a oposição dos escribas e fariseus que chegam a conspirar com os herodianos sobre o modo de eliminar Jesus. No texto deste domingo Marcos apresenta-nos a opinião dos familiares e a dos escribas acerca da ação de Jesus. O texto termina com a apresentação da nova família de Jesus.

A atividade de Jesus e dos seus discípulos é tão intensa que nem conseguem alimentar-se. Todo este movimento de multidões em torno de Jesus provoca reações e boatos que chegam longe, aos ouvidos dos familiares. «Está fora de si!» – pensa muita gente e assim pensam os seus familiares que resolvem ir de Nazaré a Cafarnaum para deterem Jesus e o levarem para casa. É natural que se preocupem com a reputação da família e queiram evitar a vergonha de ter um membro louco a «fazer figuras tristes».

Enquanto os familiares de Jesus não chegam, Marcos intercala a opinião dos escribas de Jerusalém: «Ele tem Belzebu!»; «É pelo príncipe dos demónios que ele expulsa os demónios» e «Tem um espírito maligno». Tentam, desta forma, desacreditar Jesus perante o povo, fazendo crer que Jesus age pela força do demónio e não pela força de Deus. Começa, assim, a ação dos opositores de Jesus no sentido de o destruírem. Esta acusação poderia levar Jesus a ser julgado pelo Sinédrio.

Por meio de parábolas, Jesus mostra o ridículo desta acusação: Satanás a combater-se a si mesmo. Porém, a ação de Jesus mostra bem que ele tem poder sobre Satanás, isto é, já «amarrou o homem forte» para o poder combater e destruir. Por isso, qualquer pessoa pode reconhecer claramente na ação de Jesus o poder atuante de Deus sobre o mal. A não ser que negue a ver a evidência! Os escribas declararam que a obra de Deus era má e que a ação de Jesus era demoníaca, fechando-se assim à sua ajuda e recusando a salvação que Deus oferece aos homens por meio do seu Filho.

Para quem se recusa a aceitar a evidência de Deus na sua vida, atribuindo ao demónio o que é divino («Tem um espírito maligno»), Deus não tem lugar, isto é, não há espaço para o perdão que Deus oferece, simplesmente porque este perdão é recusado: «Não tem perdão para a eternidade, mas é réu de pecado eterno».

Quando os familiares de Jesus chegam, ficam do lado de fora… Dentro, ao redor de Jesus, há uma multidão de gente… «Quem são minha mãe e meus irmãos?». Parece uma pergunta pouco respeitosa para com os familiares. Porém, Jesus não quer excluir a sua mãe e os seus irmãos (familiares) mas estabelecer um conceito de família que inclua todos os que cumprem a vontade de Deus. Durante a sua vida pública, os seus familiares não creram nele. Após a ressurreição, o seu «irmão» Tiago tornou-se o responsável da comunidade de Jerusalém. Tinha-se criado uma nova relação de familiaridade. A partir de agora, os únicos laços familiares que verdadeiramente são importantes têm que passar forçosamente pela relação com Deus: «Aquele que faz a vontade de Deus, esse é que é meu irmão, minha irmã e minha mãe».
James Tissot (1886-94). Pintura exposta no Museu Brooklyn, Nova Yorque

 Fonte: Boa Nova - Diocese de Aveiro (adaptação)

Sem comentários:

Enviar um comentário