segunda-feira, 4 de junho de 2012

Domingo da Santíssima Trindade - 3 de Junho

"Santíssima Trindade" (1620s) de Hendrick van Balen
Pintura exposta em Sint Jacobskerk, (Antuérpia)

 Tema: «Foi-me dado todo o poder no Céu e sobre a Terra»

1ª Leitura: Deut 4, 32-44.39-40

2ª Leitura: Rom 8, 14-17

Evangelho: Mt. 28,16-20



Mensagem:
Estamos no final do Evangelho de Mateus, após a ressurreição. O grupo dos onze (sem Judas Iscariotes) acolhe o convite do anjo e a ordem de Jesus para se dirigirem à Galileia a fim de O verem. É na «Galileia dos gentios», onde tinha ressoado o primeiro anúncio do reino dos céus para o povo que «vivia nas trevas e na sombra da morte», que os discípulos vão ter um contacto com Jesus Ressuscitado e receber o encargo de continuar a missão de Jesus, com a sua autoridade e a garantia da sua presença.

O encontro vai decorrer num monte que em Mateus é sempre símbolo de revelação e de salvação. Agora os discípulos reconhecem Jesus como seu Senhor, numa atitude de humilde adoração. Mas a fé pascal não está isenta daquela dúvida que acompanha a fé histórica da comunidade. Só a presença e a palavra de Jesus faz superar a dúvida e amadurecer a fé dos discípulos. Jesus ressuscitado aproxima-se dos discípulos, prostrados em terra, como já tinha feito no monte da transfiguração, e dirige-lhes a palavra.

A primeira palavra é uma solene declaração sobre a Sua senhoria já plenamente estabelecida: «Foi-me dado todo o poder no Céu e sobre a Terra». Mediante a ressurreição, Jesus é constituído no pleno exercício do seu poder e, como o próprio Deus seu Pai, pode ser proclamado «Senhor do céu e da terra».

A segunda palavra é uma ordem dada aos discípulos: «Ide, fazei discípulos de todos as nações…». O anúncio do Reino deixa de ser apenas dirigido «às ovelhas perdidas da casa de Israel», excluindo os pagãos e samaritanos. A nova missão, inaugurada com a Páscoa, consiste em fazer todos os povos discípulos do Senhor. Esta pertença a Jesus ressuscitado, que define o estatuto do discípulo, realiza-se mediante o sinal sacramental e o pleno acolhimento do seu ensinamento.

A fórmula trinitária: «em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo», única vez que surge em todo o Novo Testamento, reflete um amadurecimento na reflexão teológica da comunidade e um uso ritual da segunda metade do séc. I. O Pai é o novo rosto de Deus revelado por Jesus aos discípulos: tal como a identidade profunda de Jesus e conhecida pelo Pai que a revela aos «pequeninos». O Espírito Santo é o poder benéfico e salvador de Deus revelado nos gestos e palavras da missão histórica de Jesus.

A segunda condição do discípulo é a observância integral de tudo o que Jesus ordenou, isto é, a revelação da vontade de Deus, centrada no mandamento do amor, vértice e cumprimento da lei e dos profetas.

A última palavra de Jesus é uma promessa que vale como garantia de encorajamento e confiança: «Eu estou convosco todos o dia até à consumação dos séculos». No início do evangelho, aquele que vai nascer é o cumprimento da promessa salvífica de Deus concentrada no nome do descendente davídico: o «Emanuel», «Deus connosco». Jesus ressuscitado, agora reconhecido como o Filho de Deus, com todo o poder divino, garante a sua presença («todos os dias») definitiva («até à consumação dos séculos»). Ele é, de facto, o Deus connosco. A eficácia de missão dos discípulos e a autoridade do seu ensinamento fundamentam-se nesta promessa de Jesus. A fidelidade e perseverança daqueles que pertencem a Jesus mediante o batismo e a obediência ao evangelho derivam desta garantia final de presença do Senhor ressuscitado.

Fonte: Boa Nova - Diocese de Aveiro (adaptação)

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