domingo, 16 de dezembro de 2012

III Domingo do Advento - 16 de Dezembro

Tema: «Ele há-de batizar-vos no Espírito Santo e no Fogo»

1ª Leitura: Sof 3,14-18a

2ª Leitura: Filip 4,4-7

Evangelho: Lc 3,10-18


Às multidões que vinham para ser batizadas, João pregava a conversão, isto é, uma mudança de mentalidade e chamava-lhes duramente «raça de víboras», pois a mudança de mentalidade deve ter consequências no modo de agir. Por isso, João dizia a todos: «Produzi frutos que provem a vossa conversão». É na sequência desta forte admoestação que surge o texto de hoje.

A conversão é necessária para todos, em geral, e também é possível mesmo para aquelas pessoas que parecem estar mais longe, como é o caso dos publicanos (cobradores de impostos) e dos soldados.

A pergunta fundamental: «Que devemos fazer?» faz lembrar o itinerário batismal cristão. Também os ouvintes de Pedro em dia de Pentecostes fazem a mesma pergunta; o mesmo acontece com o carcereiro em relação a Paulo e a Silas. O evangelista Lucas mostra claramente que uma verdadeira conversão exige uma mudança de vida que se traduza em atos de solidariedade e misericórdia para com os outros. É assim que é apresentada a comunidade primitiva. A resposta de João, mesmo se genérica, indica no amor do próximo o princípio base da sua proposta ética.
"A pregação de João Batista" (1601-03) de Alessandro Allori



A segunda parte do texto apresenta-nos o paralelo entre João e a figura do Cristo que está para se manifestar.No anúncio que faz o Baptista da vinda do Messias Salvador entra também a apresentação dele como alguém mais forte, do qual ele não é digno de desatar a correia das sandálias. Facilmente identificamos aqui uma atitude de humildade perante aquele que há-se vir, declarado «mais forte».

João salienta a sua tarefa de preparação: batismo com água como sinal de conversão, e, ao mesmo tempo aponta, não para um Cristo terreno, mas para alguém muito acima, de ordem divina, que triunfará sobre o mal e o pecado, isto é, em linguagem profética, separará o trigo da palha. O batismo no Espírito, agora anunciado, vai encontrar eco no livro dos Atos dos Apóstolos: «João batizava com água; vós sereis batizados com o Espírito Santo…».

Tal como o antigo profeta, também João «evangeliza», ou seja, anuncia a Boa Nova ao povo de Deus, através de exortações que o levem a um regresso, não à pátria, como o antigo povo, mas a Deus, numa verdadeira conversão que será selada com o dom do Espírito Santo.

Fonte: Boa Nova de Domingo - Diocese de Aveiro (adaptação)

Sem comentários:

Enviar um comentário