domingo, 29 de maio de 2011

VI Domingo de Páscoa - 29 de Maio

Tema: Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Defensor. Se alguém Me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará e faremos nele a nossa morada.

1ª Leitura: Act. 8,5-8.14-17

2ª Leitura: 1 Pd. 3,15-18

Evangelho: Jo. 14, 15-21

Mensagem:
O texto apresenta-nos parte do ‘testamento’ de Jesus, na ceia de despedida, em Quinta-feira Santa. Aos discípulos, inquietos e assustados, Jesus promete o ‘Paráclito’: Ele conduzirá a comunidade cristã em  direcção à verdade; e levá-la-á a uma comunhão cada vez mais íntima com Jesus e com o Pai. Jesus garantiu aos seus discípulos o envio de um ‘defensor’, de um ‘consolador’, que havia de animar a comunidade cristã e conduzi-la ao longo da sua marcha pela história. Nós acreditámos, portanto, que o Espírito está presente, animando-nos, conduzindo-nos, criando vida nova, dando esperança aos crentes em caminhada. A comunidade cristã, identificada com Jesus e com o Pai, animada pelo Espírito, é o “templo de Deus”, o lugar onde Deus habita no meio dos homens.

Altar da Santíssima Trindade - Catedral de Santa Maria de Almudena, Madrid

Fonte: “Firma os teus passos. Afirma a tua fé!”, Caminhada Quaresma – Páscoa 2011, Diocese de Aveiro: Secretariados da Educação Cristã

Sem comentários:

Enviar um comentário