domingo, 29 de maio de 2011

VI Domingo de Páscoa - 29 de Maio

Tema: Eu pedirei ao Pai, que vos dará outro Defensor. Se alguém Me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará e faremos nele a nossa morada.

1ª Leitura: Act. 8,5-8.14-17

2ª Leitura: 1 Pd. 3,15-18

Evangelho: Jo. 14, 15-21

Mensagem:
O texto apresenta-nos parte do ‘testamento’ de Jesus, na ceia de despedida, em Quinta-feira Santa. Aos discípulos, inquietos e assustados, Jesus promete o ‘Paráclito’: Ele conduzirá a comunidade cristã em  direcção à verdade; e levá-la-á a uma comunhão cada vez mais íntima com Jesus e com o Pai. Jesus garantiu aos seus discípulos o envio de um ‘defensor’, de um ‘consolador’, que havia de animar a comunidade cristã e conduzi-la ao longo da sua marcha pela história. Nós acreditámos, portanto, que o Espírito está presente, animando-nos, conduzindo-nos, criando vida nova, dando esperança aos crentes em caminhada. A comunidade cristã, identificada com Jesus e com o Pai, animada pelo Espírito, é o “templo de Deus”, o lugar onde Deus habita no meio dos homens.

Altar da Santíssima Trindade - Catedral de Santa Maria de Almudena, Madrid

Fonte: “Firma os teus passos. Afirma a tua fé!”, Caminhada Quaresma – Páscoa 2011, Diocese de Aveiro: Secretariados da Educação Cristã

sábado, 28 de maio de 2011

O Crisma na Paróquia

Domingo 22 de Maio, houve festa na Paróquia. Um pouco mais de três dezenas de fiéis confirmaram a sua fé. Receberam o Santo Sacramento do Crisma. Na sua esmagadora maioria Jovens que quiseram, dessa forma, tornar mais viva a sua opção de cristãos, após uma caminhada de reflexão e aprofundamento do conhecimento da doutrina de Jesus Cristo que fizeram a partir de Janeiro. Depois de 10 anos de catequese foi este o momento da sua confirmação que viveram de uma forma muito intensa, A sua preparação teve alguns pontos altos, dos quais destaco o dia de convívio e visita ao Seminário de Resende, o retiro espiritual na casa diocesana da Senhora do Socorro, a noite da reconciliação e a Vigília de Oração na véspera de receberem o Santo Sacramento do Crisma.

Este acto teve lugar na missa paroquial das onze horas, com a presença dos pais e padrinhos e muitos outros familiares, em sinal de fé e participação cristãs.

A Igreja confia muito nestes 30 fiéis Jovens e 6 mais adultos, que receberam a força do Espírito Santo, pela imposição das mãos do representante do nosso Bispo – Monsenhor Gaspar, estando-lhes destinada uma missão de apostolado e militância no reino de Deus, confiada a todos os cristãos. É Cristo que nos lança o desafio. – Ide e sede minhas testemunhas!

Aceitemo-lo!

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima

No próximo dia 10 de Junho decorrerá a Peregrinação Nacional das Crianças a Fátima.

Neste primeiro ano da celebração do Centenário das Aparições de Fátima, o Santuário partiu das Aparições do Anjo e propõe como tema: "Pai, Filho e Espírito Santo, eu Vos adoro". O objectivo desta peregrinação é desenvolver nas crianças a atitude de adoração a Deus, Santíssima Trindade.

Os pais que estiverem interessados que os seus filhos participem nesta iniciativa, devem fazer a inscrição até ao fim deste mês de Maio, junto dos responsáveis da catequese.
 
 

domingo, 22 de maio de 2011

V Domingo de Páscoa - 22 de Maio

Tema: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Eu sou o caminho, a verdade e a vida, diz o Senhor; ninguém vai ao Pai senão por mim.

1ª Leitura: Act. 6,1-7

2ª Leitura: 1 Pd. 2,4-9

Evangelho: Jo. 14,1-12

Mensagem:
O Evangelho define a Igreja: é a comunidade dos discípulos que seguem o “caminho” de Jesus – “caminho” de obediência ao Pai e de dom da vida aos irmãos. A Igreja é essa comunidade de Homens Novos, que se identifica com Jesus que, animada pelo Espírito, segue ‘o caminho’ de Jesus, e procura dar testemunho de Jesus no meio dos homens.

 Fonte: “Firma os teus passos. Afirma a tua fé!”, Caminhada Quaresma – Páscoa 2011, Diocese de Aveiro: Secretariados da Educação Cristã

sábado, 14 de maio de 2011

IV Domingo de Páscoa - 15 de Maio

O Bom Pastor
Vitral da Igreja de Clamecy
(Nièvre, França)

Tema: Eu sou a porta das ovelhas. Eu sou o bom pastor, diz o Senhor: conheço as minhas ovelhas e elas conhecem-Me.

1ª Leitura: Act. 2, 14ª.36-41

2ª Leitura: 1 Pd. 2,20b-25

Evangelho: Jo. 10, 1-10

Mensagem:
O Evangelho apresenta Cristo como “o Pastor”, cuja missão é libertar o rebanho de Deus do domínio da escravidão e levá-lo ao encontro das pastagens verdejantes onde há vida em plenitude. Para os cristãos, “o Pastor” por excelência é Cristo: Ele recebeu do Pai a missão de conduzir o “rebanho” de Deus das trevas para a luz, da escravidão para a liberdade, da morte para a vida.

Fonte: “Firma os teus passos. Afirma a tua fé!”, Caminhada Quaresma – Páscoa 2011, Diocese de Aveiro: Secretariados da Educação Cristã

domingo, 8 de maio de 2011

Concerto: Salve Regina - Mãe de Cristo, Mãe dos Homens

Num mês dedicado a Maria, símbolo de amor incondicional de Mãe e de oração e reflexão, o Grupo Coral da Jobra vem assim homenagear a Mãe de Cristo e Mãe de todos os Homens com um concerto a Ela unicamente dedicado.

Numa homenagem que se estende a todas as mães que encontram em Maria o exemplo de amor e dedicação, deixamos aqui o convite para partilharem um serão de boa música connosco no próximo sábado, dia 14 de Maio, pelas 21.30 horas, na Igreja Matriz da Branca.

Contamos com a sua presença!

sábado, 7 de maio de 2011

III Domingo de Páscoa - 8 de Maio

Tema: Conheceram-n’O ao partir do pão. Senhor Jesus, abri-nos as Escrituras, falai-nos e inflamai o nosso coração. 

1ª Leitura: Act. 2, 14.22-33 

2ª Leitura: 1 Pd 1,17-21 

Evangelho: Lc. 24, 13-35 

Mensagem:
O texto que nos é proposto põe Cristo, vivo e ressuscitado, a caminhar ao lado dos discípulos, a explicar-lhes as Escrituras, a encher-lhes o coração de esperança e a sentar-Se com eles à mesa para partir o pão. É aí que os discípulos O reconhecem.

A catequese que Lucas nos propõe hoje garante-nos que Jesus, vivo e ressuscitado, caminha ao nosso lado. Ele é esse companheiro de viagem que encontra formas de vir ao nosso encontro – mesmo se nem sempre somos capazes de O reconhecer – e de encher o nosso coração de esperança.

Emaús… é a nossa história de cada dia: os nossos olhos fechados que não reconhecem o Ressuscitado… Há urgência em abrir os nossos olhos para reconhecer a sua Presença e a sua acção no coração do mundo e para levar a Boa Notícia: Jesus ressuscitou!
"A Ceia em Emaús" (séc. XVII) de Goodness Shamrock

Fonte: “Firma os teus passos. Afirma a tua fé!”, Caminhada Quaresma – Páscoa 2011, Diocese de Aveiro: Secretariados da Educação Cristã

domingo, 1 de maio de 2011

II Domingo da Páscoa - 1 de Maio

Tema: Oito dias depois, veio Jesus… Disse o Senhor a Tomé: 
           «Porque Me viste, acreditaste; felizes os que acreditam sem terem visto».

1ª Leitura: Act. 2, 42-47

2ª Leitura: 1 Pd. 1, 3-9

A incredulidade de S. Tomé (1602), por Caravaggio
Evangelho: Jo. 20, 19-31

Mensagem:
No texto “sobressai a ideia de que Jesus vivo e ressuscitado é o centro da comunidade cristã; é à volta d’Ele que a comunidade se estrutura e é d’Ele que ela recebe a vida que a anima e que lhe permite enfrentar as dificuldades e as perseguições. Por outro lado, é na vida da comunidade (na sua liturgia, no seu amor, no seu testemunho) que os homens encontram as provas de que Jesus está vivo”. “[…] A comunidade cristã gira em torno de Jesus, constrói-se à volta de Jesus e é d’Ele que recebe vida, amor e paz”.

Fonte: “Firma os teus passos. Afirma a tua fé!”, Caminhada Quaresma – Páscoa 2011, Diocese de Aveiro: Secretariados da Educação Cristã