Capela antiga de S. Marcos - Fradelos |
No próximo dia 25 de Abril, o lugar de Fradelos comemorará o dia da festa do seu Padroeiro, S. Marcos, com a celebração da Eucaristia às 9h30 na antiga capela de S. Marcos. A recente conclusão da restauração dessa capela, resultado do esforço e trabalho de uma comissão criada para o efeito, e dos donativos de todos aqueles que, de boa vontade, quiseram contribuir, será, também, motivo de comemoração.
Esta capela é um imóvel de grande valor patrimonial da Paróquia da Branca, pela sua antiguidade, história e tradições. A sua construção remonta ao tempo da ocupação de vários frades nas proximidades, que a utilizaram para orar e venerar S. Marcos Evangelista. Conta-nos a tradição, que este foi, também, local de sepultamento dos frades, cujas ossadas ainda hoje lá se encontram enterradas. Posteriormente, a capela foi ampliada para a dimensão actual.
Imagem de S. Marcos – Capela antiga |
Também ainda segundo a tradição, conta-se que os agricultores que possuíam juntas de bois, traziam-nos à capela de S. Marcos, no dia da sua festa, com o objectivo de amansar o gado. O ritual constava em dar voltas à capela com os bois e bater com uma imagem pequena de S. Marcos na cabeça dos animais.
S. Marcos Evangelista foi autor de um dos quatro Evangelhos do Novo Testamento, o primeiro a ser escrito e que serviu como fonte para a criação dos Evangelhos de S. Mateus e S. Lucas. O seu Evangelho é o mais curto, mas apresenta uma grande dinâmica, vivacidade e uma descrição pormenorizada e exacta da vida, pregação e paixão de Jesus, muito influenciado pelo Apóstolo Pedro, devido ao relacionamento muito próximo entre ambos.
Imagem Pequena de S. Marcos |
Depois de várias missões em Chipre e Roma, Marcos foi para Alexandria, onde fundou a Igreja de Alexandria e onde veio a ser martirizado. Foi arrastado por pagãos pelas ruas, com cordas amarradas ao pescoço, e depois lançado ao cárcere, onde veio a morrer em 25 de Abril do ano 74.
Sem comentários:
Enviar um comentário