domingo, 13 de março de 2011

I Domingo da Quaresma - 13 de Março

Tema: Jesus jejua durante quarenta dias.
Antigo Testamento: Gn 2, 7-9; 3, 1-7 Criação e Pecado
Apóstolo: Rm 5, 12-19 Pecado e graça
Evangelho: Mt. 4, 1-11 Tentação de Cristo
Mensagem

A Tentação de Cristo (1854)
de Ary Scheffer
“As três tentações aqui apresentadas não são mais do que três faces de uma única tentação: a tentação de prescindir de Deus, de escolher um caminho de egoísmo, de orgulho e de auto-suficiência, à margem das propostas de Deus. Mas, para Jesus, ser “Filho de Deus” significa viver em comunhão com o Pai, escutar a sua voz, realizar os seus projectos, cumprir obedientemente os seus planos. Ao longo da sua vida, diante das diversas “provocações” que os adversários Lhe lançam, Jesus vai confirmar esta sua “opção fundamental” e vai procurar concretizar, com total fidelidade, o projecto do Pai. Israel, ao longo da sua caminhada pelo deserto, sucumbiu frequentemente à tentação de ignorar os caminhos e as propostas de Deus. Jesus, ao contrário, venceu a tentação de prescindir de Deus e de escolher caminhos à margem dos projectos do Pai. De Jesus vai nascer um novo Povo de Deus, cuja vocação essencial é viver em comunhão com o Pai e concretizar o seu projecto para o mundo e para os homens”.




Fonte: “Firma os teus passos. Afirma a tua fé!”, Caminhada Quaresma – Páscoa 2011, Diocese de Aveiro: Secretariados da Educação Cristã



1 comentário:

  1. Muito me agradou a liturgia deste domingo, porque fez-me reflectir sobre quantas vezes coloco outros valores à frente, e até mesmo contra, daqueles que Deus pretende para nós. Valores que atraiem os meus olhos, que tornam o dia mais apetecível, com mais poder, mais prazer, mais bem vistos perantes os outros, e eu penso "e pq não?". Parece estúpido, mas vivemos numa sociedade de coisas supérfluas e inúteis, em que o que lidera é demonstrar que sou alguém e que venço na vida.
    Somos tentados tantas vezes e tantas vezes decidimos... contra Ele.
    Vou tentar confiar mais em Deus, porque Ele não me abandona, vou tentar confiar mesmo que as coisas não corram como eu quero, mesmo que os meus amigos não façam o que eu desejo, mesmo que tenha que dizer não. Vou tentar... confiar, entregar-me nas mão de Deus.
    Se a Quaresma é tempo de conversão, então vou começar por confiar.

    ResponderEliminar