sábado, 19 de março de 2011

Dia do Pai – Solenidade de S. José

S. José - Igreja Matriz da Branca
No plano de Deus, o nome de José está ligado, no tempo e na eternidade, ao de Maria e ao de Jesus. José é o servo silencioso da Palavra. Ele se anula, para cumprir a sua missão, com a qual se identifica, até mesmo pelo nome que lhe foi dado, José, que significa "aquele que faz crescer o Filho de Deus, aquele que vela pelo crescimento". Ele cumpriu a sua missão numa atitude de renúncia exemplar.

Depois de Maria, São José é, incontestavelmente, o maior santo do Céu. São Gregório Nazianzeno escreveu: "O Senhor reuniu em José, como se, num sol, tudo o que todos os santos juntos têm de luz e de esplendor." S. José recebeu todas as graças necessárias para exercer esta paternidade única, que constitui a sua missão particular. Por isso temos o direito de pensar que ele foi, entre os filhos dos homens e, naturalmente, depois de Cristo, aquele em quem o Pai melhor se reflectiu

O Papa Pio IX, em 1870, declarou o glorioso São José, Padroeiro da Igreja Católica e escolheu o dia 19 de Março para a celebração da sua festa.

Sem comentários:

Enviar um comentário