domingo, 5 de fevereiro de 2012

V Domingo do Tempo Comum - 5 de Fevereiro

Tema: "Todos te procuram"

1ª Leitura: Job 7,1-4.6-7

2ª Leitura: 1 Cor 9,16-19.22-23

Evangelho: Mc 1,29-39

Mensagem:
"A cura da sogra de Pedro"
Jesus sai da sinagoga acompanhado com o gérmen da comunidade (os primeiros quatro discípulos) e dirige-se à cada de Simão, onde estava hospedado. A partir daqui, o texto desenvolve-se em três breves quadros.

No primeiro quadro, Jesus é uma vez mais confrontado com o mal, aqui referido genericamente como febre. Os discípulos parecem ter aprendido algo acerca de Jesus. Por isso, já não ignoram o problema mas falam dele para que Jesus aja.

Em palavras simples, Marcos apresenta a atitude de Jesus: aproxima-se, toma pela mão e levanta a sogra de Simão. Jesus faz-se próximo, sem medos nem os preconceitos sociais que impedem um Mestre de ter atitudes pouco dignas da sua posição, como falar ou estar próximo duma mulher. E levanta-a. O verbo grego (egeirein) é o mesmo que significar «ressuscitar». Jesus comunica-lhe a vida de que ela estava impedida, coloca-a de pé. A sogra de Simão fica completamente restabelecida. Esta forma simples de narrar, pondo em relevo o poder e a grandeza de Jesus, também apresenta um ensinamento claro. Quem sente a nova Vida comunicada por Jesus, coloca-se naturalmente ao serviço dos outros: pôs-se a servi-los.

O segundo quadro apresenta-nos, num sumário típico de Marcos, a atitude geral de Jesus em relação ao mal, aqui descrito como doentes e endemoninhados. É ao fim da tarde, depois do pôr do sol, no final do descanso de Sábado, com as suas proibições de fazer qualquer trabalho, que as pessoas se aproximam carregando os que precisavam de cura.

Os gestos de cura são sinais da cura mais profunda que Jesus, o Filho de Deus, quer realizar. Uma vez mais Jesus cura muita gente, mas não quer uma publicidade que possa distorcer o sentido profundo da sua messianidade. É o chamado «segredo messiânico, caraterística do evangelho de Marcos, que só à luz da Cruz se pode revelar completamente.

No terceiro quadro vemos Jesus retirado em oração. No dia anterior participou na oração comunitária. Agora está em oração pessoal, em contacto íntimo com o Pai, onde encontra a força para continuar a sua missão, a sua caminhada. Por isso, enquanto os discípulos, que tinham visto os seus prodígios, o procuram para o reterem, Jesus anuncia que tem de continuar a sua caminhada, pois a ação de Deus é para todos, em toda a parte.

Fonte: Boa Nova - Diocese de Aveiro  (adaptação) 

Sem comentários:

Enviar um comentário