Tema: Descida do Espírito Santo sobre os Apóstolos. Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.
1ª Leitura: Act. 2,1-11
2ª Leitura: 1Cor. 12, 3b-7.12-13
Evangelho: Jo. 20, 19-23
"Pentecostes" de Luis Tristán (sec. XVII) Pintura exposta no Museu de Belas Artes, Bucareste, Roménia |
Mensagem:
O Evangelho apresenta-nos a comunidade cristã, reunida à volta de Jesus ressuscitado. Para João, esta comunidade passa a ser uma comunidade viva, recriada, nova, a partir do dom do Espírito. É o Espírito que permite aos crentes superar o medo e as limitações e dar testemunho no mundo desse amor que Jesus viveu até às últimas consequências. Identificar-se como cristão significa dar testemunho diante do mundo dos "sinais" que definem Jesus: a vida dada, o amor partilhado.
As comunidades construídas à volta de Jesus são animadas pelo Espírito. O Espírito é esse sopro de vida que transforma o barro inerte numa imagem de Deus, que transforma o egoísmo em amor partilhado, que transforma o orgulho em serviço simples e humilde…
O Pentecostes é a irrupção do Espírito Santo na vida dos discípulos que vão deixar-se transformar em todas as dimensões do seu ser. O Pentecostes continua!
Fonte: “Firma os teus passos. Afirma a tua fé!”, Caminhada Quaresma – Páscoa 2011, Diocese de Aveiro: Secretariados da Educação Cristã
Sem comentários:
Enviar um comentário